quarta-feira, 5 de junho de 2013

MINHAS LEITURAS


Minha experiência leitora iniciou-se na infância, quando ganhei um livro da minha tia, não me lembro o autor, apenas que se chamava “Ribeirinha”, amei, logo em seguida fui presenteada com o “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, acho que li umas três vezes. Como também não tinha condições de comprar outros livros, sempre pedia aos meus primos emprestarem os livros que eles liam, fui apresentada ao Monteiro Lobato, Machado de Assis, Cecília Meireles, Jorge Amado, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros de nossa Literatura.
Meus tios me presentearam com vários livros, também lia muitas HQs, e lembro-me que algumas vezes minha mãe pedia para que fosse dormi cedo, pois tinha que ir à escola no outro dia, só que eu só parava de ler após terminar o livro ou um capítulo... Sempre sonhava com as personagens, isso me tornou uma leitora assídua, era um mundo maravilhoso que para os meus oito ou nove anos estava descobrindo, e sozinha!
Também tive uma professora na 3ª série do Ensino Fundamental I (Que é minha tia, irmã do meu pai), Tia Judite, ela me fascinava com suas leituras, fizemos uma atividade em que ela criou uma música para cantarmos o poema "Meus oito anos" de Casimiro de Abreu, até hoje me recordo da sua doce voz. Todos da minha sala, na época, conseguiram decorar o poema. Ficou marcado em minha memória!!
No Ensino Médio tive uma professora maravilhosa que me fez apaixonar pela literatura, era muito bacana ouvi-la declamando poesias, ficava encantada.
Sei que o incentivo da família é primordial, pois nos mostra a importância da leitura, hoje em um mundo tão inquieto, devemos criar meios para que todos possam ler e tornar a leitura prazerosa e significativa! 
“Eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei... E se escrevo é na esperança de ser devorado pelos meus leitores”  Rubem Alves



Nenhum comentário:

Postar um comentário