terça-feira, 4 de junho de 2013

Minha primeira experiência como leitora

         Ao ler os depoimentos de conceituadas pessoas como Marilena Chaui, Danuza Leão, Fabio de Paula X. Marchioro me remeti ao passado, mais precisamente a década de 60, época em que ingressei na vida escolar. Descobri um mundo repleto de novas ideias e descobertas. Assim mesmo delineados no depoimento de Marilena Chaui (...)"no esplendor livro porque abre mundos novos, ideias e sentimentos novos descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade." Após ter percebido que eu já sabia ler pude descobrir como é fantástica e importante a leitura em nossas vidas. Lia tudo que encontrava pela frente desde marcas de produtos, propagandas, cartazes de out doors até livros infantis.
     Nunca me esqueci de uma viagem em férias escolares em companhia de minha avó que eu lia os anúncios a beira da estrada. Lia ainda silabando, com muita dificuldade e vovó fazia as correções. Desse dia em diante ganhei o mundo, eu o tinha nas mãos, foi muito bom! Na volta da viagem o fato foi comunicado a minha mãe que me presenteou com uma coleção de livros infantis. Dai para frente não parei mais lia tudo que aparecia pela frente, como bem descreve a jornalista Danuza Leão, embora tenha algumas preferências não deixo de ler tudo que está a minha volta, me identifiquei com essa característica de Danuza.
     Leitura é formação e informação, portanto indispensável.
     Em relação a escrita vejo-a como o registro, ou mais do que isto, a afirmação, a efetivação de todo conhecimento adquirido transferido para o papel. É por meio do texto que o autor vai além de sua apresentação pessoal demonstrando também grande bagagem adquirida por meio de muita leitura.                      

3 comentários:

  1. SILVIA PEREIRA FERNANDES (Cursista)
    São Paulo-SP


    Sou professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual desde 2003, trabalho na E.E. “Dr. Álvaro de Souza Lima”.
    Meu desejo é aprender sempre!!
    Amo o que faço, e espero que o curso traga novas reflexões em relação aos novos métodos de ensino!!!
    Vamos trocar experiências, e aprender muito!!!

    ResponderExcluir
  2. MINHAS PRIMEIRAS LEITURAS

    Minha experiência leitora iniciou-se na infância, quando ganhei um livro da minha tia, não me lembro o autor, apenas que se chamava “Ribeirinha”, amei, logo em seguida fui presenteada com o “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, acho que li umas três vezes. Como também não tinha condições de comprar outros livros, sempre pedia aos meus primos emprestarem os livros que eles liam, fui apresentada ao Monteiro Lobato, Machado de Assis, Cecília Meireles, Jorge Amado, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros de nossa Literatura.
    Meus tios me presentearam com vários livros, também lia muitas HQs, e lembro-me que algumas vezes minha mãe pedia para que fosse dormi cedo, pois tinha que ir à escola no outro dia, só que eu só parava de ler após terminar o livro ou um capítulo... Sempre sonhava com as personagens, isso me tornou uma leitora assídua, era um mundo maravilhoso que para os meus oito ou nove anos estava descobrindo, e sozinha!
    Também tive uma professora na 3ª série do Ensino Fundamental I (Que é minha tia, irmã do meu pai), Tia Judite, ela me fascinava com suas leituras, fizemos uma atividade em que ela criou uma música para cantarmos o poema "Meus oito anos" de Casimiro de Abreu, até hoje me recordo da sua doce voz. Todos da minha sala, na época, conseguiram decorar o poema. Ficou marcado em minha memória!!
    No Ensino Médio tive uma professora maravilhosa que me fez apaixonar pela literatura, era muito bacana ouvi-la declamando poesias, ficava encantada.
    Sei que o incentivo da família é primordial, pois nos mostra a importância da leitura, hoje em um mundo tão inquieto, devemos criar meios para que todos possam ler e tornar a leitura prazerosa e significativa!

    “Eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei... E se escrevo é na esperança de ser devorado pelos meus leitores” Rubem Alves

    ResponderExcluir
  3. Como ajudar o aluno a produzir um texto num determinado gênero?

    Ampliar as possibilidades do uso da linguagem com textos que fazem parte do cotidiano dos alunos, propiciando aos alunos a participação na construção de sentido do texto consolidando o conhecimento da linguagem e contribuindo para a melhoria do gênero e maior liberdade na construção textual o que torna o trabalho ainda mais ativo.

    ResponderExcluir